Ao importar ou reimportar conteúdo para o Twinmotion usando o Datasmith, é possível usar a funcionalidade de substituição de material para substituir os materiais em seus projetos por materiais da Twinmotion Library. É possível usar qualquer material da Twinmotion Library como substituto, incluindo:
Categoria Materials
Megascans > Surfaces e bibliotecas do Adobe Substance 3D
User library do Twinmotion
Os detalhes das substituições de materiais são definidos no arquivo de substituição de materiais (uma planilha no formato CSV), que é instalado automaticamente no seu computador quando você instala o Twinmotion. Nesta planilha, você identifica cada material que deseja substituir em seu projeto e o associa ao material do Twinmotion correspondente que deseja usar como substituição.
Uma vez que a funcionalidade de substituição de materiais esteja ativada e seu projeto tenha sido importado para o Twinmotion, você pode continuar definindo mais substituições e aplicar as alterações ao seu projeto reimportando-o para o Twinmotion.
Ao selecionar um material do Twinmotion para substituição, é possível usar os parâmetros padrão do material (como as configurações de cor, escala UV ou opacidade) ou substituí-los no arquivo de substituição de material. Ao importar ou reimportar seu projeto para o Twinmotion, os novos parâmetros substituem automaticamente as configurações padrão.
Texturas não podem ser especificadas ou substituídas no fluxo de trabalho de substituição de material. Para selecionar ou substituir uma textura, você deve editar o material diretamente no Twinmotion.
Pré-requisitos
Os materiais na Twinmotion Library são locais ou baseados na nuvem:
Os materiais locais são instalados automaticamente no seu computador quando você instala o Twinmotion.
Os materiais baseados na nuvem são armazenados num servidor on-line dedicado para reduzir os requisitos de armazenamento local no seu computador. É necessário baixar os materiais antes de poder usá-los no Twinmotion e como substituições. Para obter informações sobre como baixar ativos de nuvem da Twinmotion Library, consulte Acessar ativos do Twinmotion na nuvem.
Uso do fluxo de trabalho de substituição de material
O fluxo de trabalho de substituição de material usa dois arquivos no formato CSV: o arquivo de substituição de material e o arquivo de ID de materiais do Twinmotion. É possível abrir arquivos .csv com programas de planilhas como o Microsoft Excel ou o Google Planilhas, ou com qualquer editor de texto como o Bloco de Notas ou o TextEdit.
Para usar o fluxo de trabalho de substituição de material, faça o seguinte:
Crie uma cena no Twinmotion.
Importe o projeto do seu app de design para o Twinmotion usando o Fluxo de trabalho Datasmith Direct Link ou o Fluxo de trabalho Datasmith File Import.
Durante o processo de importação, ao chegar na janela Import, faça o seguinte:
No menu suspenso Collapse, selecione Collapse by material. Esta opção agrupa todos os objetos no seu projeto que usam o mesmo material como uma única malha e exibe os nomes de todos os materiais usados no seu projeto no Scene graph do Twinmotion. Isso será útil mais tarde quando você precisar identificar os nomes dos materiais que deseja substituir.
Marque a caixa de seleção Enable Substitution para habilitar a funcionalidade de substituição de material. Ao selecionar esta opção, as substituições de materiais definidas na substituição de materiais no arquivo
.csvsão aplicadas ao importar e reimportar uma cena no Twinmotion.Certifique-se de que o caminho no campo Substitution table aponte para o arquivo de substituição de material (
MaterialsSubstitutionTable_v[versão do arquivo]_[versão do Twinmotion].csv) localizado no seu computador.Este arquivo contém os detalhes das substituições de materiais que são aplicadas durante o processo de importação. Para saber mais, consulte Sobre o arquivo de substituição de material.
Gere um arquivo de ID de materiais do Twinmotion que contenha os nomes e Identificadores Globais Únicos (GUIDs) de todos os materiais disponíveis no Twinmotion que podem ser usados como substitutos. Para fazer isso, vá para File > Export Materials IDs para abrir a janela Export library.
Digite um nome de arquivo e selecione um local para armazená-lo em seu computador e clique em Save.
Abra o arquivo de substituição de material, denominado
MaterialsSubstitutionTable_v[versão do arquivo]_[versão do Twinmotion].csv, no seguinte local:Windows:
C:\Usuários\[nome de usuário]\Documentos\Twinmotion[versão]\Twinmotion\Conteúdo\SubstituiçãoMacOS:
HD:Usuários:[nome de usuário]:Documentos:Twinmotion[versão]:SubstituiçãoNo Twinmotion, encontre o nome do material que deseja substituir usando o Material picker e selecione o material num objeto na cena.
O nome e as propriedades do material aparecem no painel Properties.
Ao importar uma cena para o Twinmotion, os nomes dos materiais podem ser diferentes. Espaços ou caracteres especiais nos nomes são substituídos por sublinhados. Por exemplo, um material chamado “Cantaria - 12 26” no seu aplicativo de design é alterado para “Cantaria_-_12_26” no Twinmotion.
Abra o arquivo de ID de materiais do Twinmotion que você gerou e encontre o GUID do material do Twinmotion que deseja usar como substituição. O GUID é o conjunto de caracteres alfanuméricos separados por hifens. Para obter mais informações sobre o conteúdo deste arquivo, consulte Sobre o arquivo de IDs de materiais do Twinmotion.
No arquivo de substituição de material, insira os detalhes da substituição na tabela de substituição de material, começando na linha 12. No arquivo de substituição de material padrão, essas linhas contêm exemplos de substituição para cada tipo de material de base do Twinmotion. É possível modificar as linhas para especificar suas próprias substituições de materiais.
Para saber mais, consulte Regras de substituição de material na seção Sobre o arquivo de substituição de material.
Para substituir certos parâmetros dos materiais do Twinmotion, insira as informações na seção Substituições de parâmetros começando na coluna I. Para obter mais informações sobre os parâmetros que podem ser substituídos, consulte Substituições de parâmetros.
Depois de terminar de especificar as substituições, se você editou o arquivo de substituição de material fora do local original (por exemplo, se o enviou e editou no Google Planilhas), copie a versão editada e substitua o arquivo de substituição de material padrão no local original.
Dependendo de você ter importado um arquivo
.udatasmithno Twinmotion ou criado um Direct Link, reimporte o arquivo.udatasmithno Twinmotion ou atualize o Direct Link.Para obter informações sobre como reimportar um arquivo
.udatasmith, consulte Substituição ou atualização de arquivos Datasmith no Twinmotion na documentação Fluxo de trabalho de importação de arquivos do Datasmith.Para obter informações sobre como atualizar um Direct Link do Datasmith, consulte Atualização de uma cena no Twinmotion na documentação Fluxo de trabalho do Datasmith Direct Link.
Depois que a cena é reimportada, as substituições de material são aplicadas aos materiais na cena.
Sobre o arquivo de substituição de material
O arquivo de substituição de material, denominado MaterialsSubstitutionTable_v[versão do arquivo]_[versão do Twinmotion].csv, contém a tabela onde você especifica os detalhes das substituições de materiais. Ao instalar o Twinmotion, este arquivo é instalado automaticamente no seu computador na seguinte pasta:
Windows:
C:\Usuários\[nome de usuário]\Documentos\Twinmotion[versão]\Twinmotion\Conteúdo\SubstituiçãoMacOS:
HD:Usuários:[nome de usuário]:Documentos:Twinmotion[versão]:Substituição
Ao importar uma cena para o Twinmotion, por padrão, o caminho no campo Substitution table na janela Import aponta para o arquivo de substituição de material instalado no seu computador.
Clicar nas reticências (…) ao lado do campo Substitution table abre um menu que contém os seguintes comandos:
Limpar: limpa o campo Substitution table.
Copy: copia o caminho no campo Substitution table. Para localizar o arquivo de substituição de material em seu computador, selecione Copy e cole o caminho na barra de pesquisa da janela do Finder ou do Windows Explorer.
Paste: cola o conteúdo da área de transferência no campo Substitution table. É possível copiar o caminho para o arquivo de substituição de material da janela do Finder ou do Windows Explorer, além de selecionar Paste para colá-lo no campo Substitution table.
Generate default table: gera um novo arquivo de substituição de material padrão.
Regras de substituição de material
Você deve criar uma regra de substituição de material para cada material que deseja substituir. As regras de substituição de material definem os detalhes da substituição, como qual material você deseja usar como substituto e as condições que o Twinmotion usa para determinar se um material deve ser substituído.
As regras de substituição de material são definidas iniciando na linha 12, entre as colunas A (ID da linha) até H (Tipo de instância). Também é possível definir substituições para os parâmetros padrão dos materiais do Twinmotion na seção Substituições de parâmetros começando na coluna I e em cada coluna subsequente.
A imagem abaixo mostra as linhas 12 a 22 no arquivo de substituição de material padrão. O conteúdo dessas linhas é apenas para fins informativos e tem como objetivo fornecer exemplos de como definir regras de substituição de material para cada tipo de material de base do Twinmotion. As informações nessas linhas podem ser substituídas por suas próprias regras de substituição.
Cada linha contém as regras de substituição para um material.
Você pode definir quantas regras de substituição precisar.
As regras de substituição devem ser inseridas começando na linha 12.
As colunas C (Tipo de substituição) a H (Tipo de instância) definem as regras básicas de substituição de material para cada material substituído e devem conter um valor. Para saber mais, consulte Regras básicas de substituição de materiais.
As substituições de parâmetros de material do Twinmotion são definidas iniciando na coluna I (Substituições de parâmetros). Para saber mais, consulte Substituição de parâmetros.
As regras de substituição são aplicadas de cima para baixo durante o processo de substituição de material. Por exemplo, uma regra de substituição especificada na linha 12 é aplicada antes da regra de substituição na linha 13 ser aplicada, e assim por diante.
Regras básicas de substituição de materiais
A tabela abaixo descreve o conteúdo das colunas A a H que definem as seguintes regras de substituição de materiais: Substitution Type, Filter, Condition, Value, TM Library GUID e Instance Type.
| Coluna | Nome | Descrição | Valores possíveis |
|---|---|---|---|
A | Row ID | No arquivo de substituição de material padrão, esta coluna contém um número e o tipo de materiais que são substituídos, por exemplo, “01-Standard Stones”. O conteúdo desta linha pode ser útil para classificar as linhas numericamente ou alfabeticamente num programa de planilha. Esta linha deve estar presente na tabela, mas não é usada no processo de substituição de material. É possível deixá-lo em branco ou usá-lo para adicionar rótulos personalizados. | [qualquer] |
B | Row Name | No arquivo de substituição de material padrão, esta coluna identifica os materiais do Twinmotion pelo nome, por exemplo, “Stone Wall 2”. Esta linha deve estar presente na tabela, mas não é usada no processo de substituição de material. É possível deixá-lo em branco ou usá-lo para adicionar rótulos personalizados. | [qualquer] |
C | Substitution Type | Determina o tipo de substituição. Este valor não pode ser alterado. | Material |
D | Filter | O tipo de valor utilizado, juntamente com a Condition, para encontrar os materiais a serem substituídos. Atualmente, o tipo de valor não pode ser alterado e o nome do material na coluna Value (F) é usado. | Nome |
E | Condition | Os critérios de filtro para encontrar os materiais a substituir conforme especificado na coluna Value (F). Por exemplo, se a coluna Value (F) contém a palavra “Glass” e a condição é “Contains”, todos os materiais que contêm a palavra “Glass” são substituídos. Os símbolos de asterisco ( * ) e o ponto de interrogação ( ? ) podem ser usados como curingas. |
|
F | Value | O nome do material que você deseja substituir. Os nomes dos materiais diferenciam maiúsculas de minúsculas. Por exemplo, o nome “Grass” não corresponderá a “grass”. | [qualquer] |
G | TM Library GUID | O GUID (um conjunto de números único que identifica um material) do material do Twinmotion a ser usado como substituição. Cada material local e baixado da nuvem do Twinmotion é identificado por um GUID único, que consiste num conjunto de caracteres alfanuméricos agrupados e separados por hifens. É possível encontrar os GUIDs no arquivo de ID de materiais exportado do Twinmotion. Para saber mais, consulte Sobre o arquivo de IDs de materiais do Twinmotion. | [qualquer] |
H | Instance Type | Se um material do Twinmotion substituir mais de um material no projeto importado, você poderá especificar se o material de substituição é uma cópia ou uma instância. |
|
Substituições de parâmetros
Ao escolher um material do Twinmotion como substituição, é possível usar os parâmetros padrão de material (como cor, rugosidade ou escala) ou substituí-los. Durante o processo de substituição de material, os parâmetros são substituídos definidos na seção Substituições de parâmetros começando na coluna I são usados em vez dos parâmetros padrão do Twinmotion.
A imagem abaixo mostra a seção Substituições de parâmetros, que começa na coluna I no arquivo de substituição de material padrão. O conteúdo desta seção é apenas para fins informativos e tem como objetivo fornecer exemplos de como definir substituições de parâmetros. O conteúdo dessas colunas pode ser excluído ou substituído por suas próprias regras de substituição.
Cada substituição de parâmetro para um material é inserida numa coluna separada, começando na coluna I.
Você pode especificar quantas substituições desejar.
Os parâmetros e seus valores devem ser colocados entre colchetes ( [ ] ) e usar a seguinte sintaxe: [Valor do nome do parâmetro]. Por exemplo: [TintColor 95 128 230].
IMPORTANTE: pelo menos uma substituição de parâmetro deve ser definida para cada substituição de material. Se você não quiser substituir nenhum parâmetro, insira um dos valores padrão de um parâmetro existente para o material. Por exemplo, o material Clean Brick 01 tem uma cor de tonalidade e o padrão é 231 134 113. Na coluna I, você digitaria [TintColor 231 134 113].
Referência para substituições de parâmetros
As colunas A (Color Properties) a F (Example), começando na linha 43, contêm uma referência às substituições de parâmetros que podem ser definidas para materiais do Twinmotion. Todas essas linhas começam com o sinal numérico (#), o que significa que são apenas para fins informativos e não afetam o processo de substituição de material.
| Coluna | Nome | Descrição |
|---|---|---|
A | Color Properties | Mostra o Property name que você deve usar para identificar um parâmetro na tabela de substituição de material. O nome da propriedade pode ser diferente do nome do parâmetro na interface do usuário do Twinmotion. Por exemplo, para especificar o parâmetro “Color” no arquivo de substituição de material, você deve usar “TintColor”. |
B | Twinmotion UI Name | Mostra o nome do parâmetro como ele aparece na interface do usuário do Twinmotion. |
C | Value Type | Representa como o valor da substituição do parâmetro deve ser formatado dependendo do tipo de valor. Boolean: um valor que pode ser alternado entre On ou Off; 1 = On e 0 = Off. Por exemplo, “[UseMask 1]” significa que a máscara estará On (habilitada). Usar valores decimais (como 1,2) ou qualquer outro valor cria um erro. FLinearColor: um valor que representa uma cor no modelo RGB. Por exemplo, [LuminanceFilter 95 128 230]. Float: um valor inteiro que representa o valor mínimo e máximo de um parâmetro. Por exemplo, “Mín.: 0” e “Máx.: 2”. Opções: um valor selecionado entre uma variedade de opções disponíveis. Por exemplo, o tipo de material Vidro está disponível nas seguintes opções: Translucent, ThinTranslucent ou Basic. TFVector3D: um tipo de valor com vários números para inserir. Eles devem ser listados na ordem exibida e podem ser um valor decimal. |
D | Range min | Mostra o mínimo do intervalo de valores. Por exemplo, “Min: 0.0” significa que não pode haver valor menor que 0.0. |
E | Range max | Mostra o máximo do intervalo de valores. Por exemplo, “Max: 2.0” significa que não pode haver valor maior que 2.0. |
F | Example | Mostra exemplos da sintaxe a ser usada para inserir substituições de parâmetros. |
Outro conteúdo no arquivo de substituição de material
As linhas a seguir no arquivo de substituição de material começam com o sinal numérico ( # ), o que significa que são apenas para fins informativos e não afetam o processo de substituição de material.
Linhas 1 a 9
Informações gerais sobre o arquivo de substituição de material.
Linhas 23 a 39
Informações sobre as colunas na tabela de substituição e os filtros e condições usados para identificar os materiais a serem substituídos.
Sobre o arquivo de IDs de materiais do Twinmotion
Cada material do Twinmotion é identificado por um nome e um GUID, que é um conjunto de números único que identifica um material. Ao especificar um material do Twinmotion como uma substituição, você deve usar o GUID para identificá-lo na tabela de substituição. É possível encontrar o GUID de todos os materiais do Twinmotion locais e baixados gerando um arquivo de ID de material em formato CSV dentro do Twinmotion.
Para gerar um arquivo de ID de materiais do Twinmotion, acesse File > Export Materials IDs. Selecione um nome para o arquivo e salve-o em qualquer lugar do seu computador.
O arquivo de ID do material contém uma linha para cada material na cena.
A Coluna A mostra a localização do material na Twinmotion Library.
A Coluna B é o nome do material na Twinmotion Library.
Coluna C é o GUID do material. Você deve usar esse conjunto de números para identificar um material como uma substituição no arquivo de substituição de material.