Para obter um fluxo de trabalho simplificado de configuração do SDK do Android, confira o guia Setting Up Android SDK and NDK, que automatiza parcialmente o processo de configuração. Consulte este guia se tiver algum conflito na instalação do SDK do Android ou precisar solucionar problemas.
A Unreal Engine usa o Android Software Development Kit (SDK) distribuído com o Android Studio para todos os componentes essenciais de desenvolvimento para Android, incluindo o Android Native Development Kit (NDK). Esta página fornece um tutorial sobre como configurar o Android Studio e garantir que a Unreal Engine reconhecerá esses componentes corretamente, além de incluir algumas dicas de solução de problemas para gerenciar instalações do NDK e versões anteriores da engine.
Se você executar o código SetupAndroid antes de cumprir todos os pré-requisitos, os componentes SDK necessários não serão encontrados. Portanto, ao solucionar problemas de instalação do SDK do Android, confira esta página em sua totalidade, pois o processo de configuração depende das etapas seguidas na ordem listada.
Devido a uma atualização das ferramentas de linha de comando do SDK do Android em fevereiro de 2023, os usuários da versão 4.27 da Unreal Engine até a versão 5.1 precisarão editar o código SetupAndroid usado neste tutorial. Esta documentação se aplica à versão 5.4 da UE e a versões mais recentes. Se estiver com problemas, confira a documentação da sua versão da Unreal Engine.
Configuração recomendada
Certifique-se de que o Unreal Editor e o Inicializador da Epic Games estão fechados para garantir que não haverá problemas na instalação dos componentes do NDK ou na configuração das variáveis de ambiente para a engine.
Se você precisar oferecer suporte para uma instalação anterior da Unreal Engine, consulte a seção "Como direcionar manualmente caminhos de SDK". Localize a versão do NDK necessária para a sua versão da Unreal Engine na página Requisitos de desenvolvimento para Android.
A Unreal Engine 5.3 e mais recente usa jbr (OpenJDK 17) para a instalação do JDK, mas a versão 5.2 da UE e versões mais recentes usam jre (Java 1.8). Isso significa que, ao desinstalar a instalação anterior do Android Studio, você poderá perder o jre e causar erros na versão 5.2 da UE e em versões anteriores.
Se você precisar oferecer suporte para a versão 5.2 da UE e versões anteriores, antes de continuar, encontre o diretório jre e copie-o de algum lugar fora do diretório do Android Studio para evitar perdê-lo. Você pode direcionar essa pasta manualmente nas versões mais antigas da Unreal Engine. Confira "Direcionamento manual de caminhos de SDK" para obter mais informações.
Instale o Android Studio
Antes de configurar os componentes SDK e NDK necessários no computador, instale o Android Studio.
Confira Requisitos de desenvolvimento para Android para saber quais versões do Android Studio e do NDK são compatíveis com sua versão atual da Unreal Engine.
Vá até o Arquivo do Android Studio em seu navegador da web. Role a tela para baixo até Android Studio Flamingo | 2022.2.1 Patch 2, 24 de maio de 2023. Abra o menu suspenso e baixe o instalador ou o arquivo zip apropriado para seu sistema operacional.
Execute o instalador do Android Studio. Na caixa de diálogo de configuração do Android, clique em Avançar para continuar.
Na caixa de diálogo Escolher componentes, deixe os componentes padrão habilitados. Clique em Avançar para continuar.
Na caixa de diálogo Locais de instalaçao, verifique se o local de instalação está definido como padrão. Clique em Avançar para continuar.
Se você escolher um local de instalação personalizado, o código do
SetupAndroidnão conseguirá encontrar arquivos, a menos que você o edite primeiro. Recomendamos manter o local de instalação padrão.Na caixa de diálogo Escolher pasta do menu iniciar, clique em Instalar para iniciar o processo de instalação.
Quando a instalação terminar, clique em Avançar para começar a configurar os componentes.
Ao concluir a configuração, verifique se a caixa Inicializar o Android Studio está marcada e clique em Terminar para sair do instalador.
Configure o Android Studio para usar pela primeira vez
Ao iniciar uma nova instalação do Android Studio pela primeira vez, siga estas etapas:
Quando a caixa de diálogo Compartilhamento de dados for exibida, escolha se você deseja enviar estatísticas de uso para o Google. Está uma opção em que você pode escolher. Após fazer sua escolha, você avançará para etapa seguinte.
Na caixa de diálogo Boas-vindas ao Android Studio,, clique no menu suspenso Mais ações e clique em Gerenciador de SDK.
Nas configurações do sistema do SDK do Android, clique no botão Editar ao lado do local do SDK do Android.
Na caixa de diálogo Configuração de componentes do SDK, os componentes necessários já estão selecionados. Clique em Avançar para instalá-los.
Na janela Verificar Configurações, clique em Avançar mais uma vez para continuar a instalação.
Após terminar a instalação, clique em Terminar.
No menu Configurações, clique na aba Ferramentas do SDK. Uma lista de componentes opcionais será exibida
Marque a caixa Mostrar detalhes do pacote para exibir todos os componentes SDK disponíveis.
Marque a caixa Ferramentas de linha de comando do SDK do Android (mais recente). Clique em Aplicar para baixar e instalar esse componente.
Clique em OK para fechar a janela e fechar a caixa de diálogo de boas-vindas.
Finalize a instalação do Android Studio no sistema operacional
Depois de concluir todas as etapas acima, você precisará finalizar a instalação para garantir que o ambiente estará totalmente configurado antes de continuar. Cada sistema operacional requer uma etapa diferente para finalizar a instalação.
| Sistema operacional | Ação necessária |
|---|---|
Windows | Reinicie o computador. |
Linux | Feche a janela do terminal e reabra. |
macOS | Feche a janela do terminal e abra novamente. Se preferir, faça logout e faça login outra vez. |
Redefina ou verifique suas variáveis de ambiente
As etapas nesta seção são destinadas principalmente a usuários que estão migrando da versão 5.2 da UE e versões anteriores para a versão 5.3 da UE e versões mais recentes, que talvez precisem restaurar as variáveis de ambiente. Se estiver trabalhando com uma nova instalação da UE e do Android Studio, passe para a próxima seção
Isso é importante principalmente para usuários que usaram o AGDE para depuração, pois a agora UE e o AGDE têm como destino o diretório jbr e não precisam de variáveis de ambiente separadas.
Abra as propriedades do sistema do seu computador.
Clique no botão Variáveis de ambiente.
Se você tiver uma variável de ambiente chamada
AGDE_JAVA_HOME, exclua-a. Essa variável não é mais necessária, pois agora a Unreal Engine e a AGDE usam a mesma versão do Java.Redefina ou verifique as seguintes variáveis de ambiente.
Variável de ambiente Valor esperado JAVA_HOMEC:\Program Files\Android\Android Studio\jbr
ANDROID_HOMEC:\Users(nome do usuário)\AppData\Local\Android\Sdk
NDK_ROOTC:\Users(nome do usuário)\AppData\Local\Android\Sdk\ndk(número da versão do NDK)
NDKROOTC:\Users(nome do usuário)\AppData\Local\Android\Sdk\ndk(número da versão do NDK)
Substitua
(nome do usuário)pelo seu nome de usuário e(número da versão do NDKpelo nome do diretório do número da versão necessária para a instalação.Para uma facilitar a correção, exclua suas variáveis de ambiente. Elas serão substituídas pelo código SetupAndroid em uma etapa posterior.
Se você precisar oferecer suporte a uma versão anterior da Unreal Engine, recomendamos seguir as etapas acima para manter a compatibilidade com as versões atuais e futuras da Unreal Engine. Para preservar os caminhos das versões anteriores da Unreal Engine, recomendamos que você edite as configurações do projeto e direcione manualmente os caminhos do SDK como destino para as versões do Android SDK, NDK e JDK. Confira a seção "Direcionamento manual de caminhos de SDK" baixo para obter mais informações.
Execute o código SetupAndroid
Com os componentes necessários do SDK do Android instalados, você pode usar o código do SetupAndroid para baixar e instalar a versão apropriada do NDK do Android.
Abra o diretório
Engine/Extras/Androide execute o códigoSetupAndroidapropriado para seu sistema operacional:SetupAndroid.bat– WindowsSetupAndroid.command– MacSetupAndroid.sh– Linux.
O código solicitará que você aceite o acordo de licença do SDK do Android. Digite Y e pressione Enter para aceitar.
Quando a instalação for concluída, pressione qualquer tecla para fechar o prompt de comando.
Reinicie o computador para que todas as alterações entrem em vigor.
O diretório de instalação do NDK deve ser C:/Users/[nome do usuário]/AppData/Local/Android/SDK/ndk/, em que [nome do usuário] é o nome do login no computador. Você verá uma pasta contendo a versão do NDK necessária nesse local.
Direcionamento manual de caminhos de SDK
Se você seguiu as instruções acima, a Unreal Engine associará automaticamente os caminhos do SDK para o SDK do Android, a versão atual do NDK do Android e o Java Development Kit (JDK). No entanto, se você estiver usando uma versão anterior da Unreal Engine com o Android Studio, talvez seja necessário direcionar manualmente os caminhos do SDK para torná-los compatíveis. É provável que você precise fazer isso se estiver migrando da versão 5.0 da UE, 5.1 ou 5.2 para a versão 5.3 da UE ou mais recente.
Para encontrar os caminhos do SDK, abra Editar > Configurações de Projeto e vá para a seção Plataformas > Android > Android SDK.
Se esses campos estiverem em branco, a UE recorre a um conjunto de caminhos padrão usados pelo processo de instalação nas seções anteriores. Se tiver várias instalações desses componentes ou os tiver instalado em diretórios fora do padrão, você poderá fornecer os caminhos de forma manual aqui. Você também pode abrir o arquivo BaseEngine.ini e fornecê-los na seção [/Script/AndroidPlatformEditor.AndroidSDKSettings].
[/Script/AndroidPlatformEditor.AndroidSDKSettings]
SDKPath = (Path="C:\Filepath")
NDKPath = (Path="C:\Filepath")
JDKPath = (Path="C:\Filepath")Se as entradas para SDKPath, NDKPath e JDKPath não existirem no arquivo BaseEngine.ini, será usado o caminho padrão para o diretório inicial do Android.