No sistema de Dataprep visual, os ativos de Dataprep fornecem receitas reutilizáveis que ajudam a ser consistente sobre como importar e modificar dados 3D. O gráfico de Dataprep oferece alto nível de flexibilidade e poder. Você pode usá-lo para manipular seus dados da maneira que precisar para que suas cenas importadas funcionem bem em tempo de execução na Unreal Engine.
Às vezes, dependendo das tarefas que você precisa realizar com o gráfico de Dataprep, pode ser necessário fazer ajustes para trabalhar com diferentes cenas de entrada ou ativos. Por exemplo, um novo conjunto de dados de entrada pode usar uma convenção de nomenclatura diferente para objetos ou superfícies, e talvez seja necessário alterar as configurações no gráfico para corresponder. Você sempre pode modificar o gráfico de ativo de Dataprep para tratar dessas novas situações. No entanto, os gráficos do Dataprep podem ser grandes e complexos. Em organizações maiores, a pessoa que precisa importar conteúdo pode não ser a mesma pessoa que criou o gráfico. Nesses casos, nem sempre fica claro quais configurações precisam ser alteradas.
Para facilitar esse tipo de situação, você pode selecionar configurações importantes no gráfico de Dataprep e expô-las como parâmetros com nomes descritivos que você escolher. Quando alguém edita o ativo de Dataprep, esses parâmetros expostos aparecem em uma área especial de Parametrização no painel Settings no canto superior direito do editor de Dataprep. Isso destaca configurações específicas que os outros usuários precisam personalizar com mais frequência.
Além disso, você pode criar uma instância do Dataprep que permita aos usuários apenas modificar os parâmetros que você escolheu expor, mas que os impeça de tocar no restante do gráfico do Dataprep. Ao expor criteriosamente as configurações corretas nos ativos do Dataprep e criar instâncias de Dataprep a partir delas, você oferece aos usuários na organização a liberdade necessária para modificar configurações pré-selecionadas, sem precisar que eles alterem ou mesmo vejam a lógica real do gráfico do Dataprep propriamente dito.
Se você tem familiaridade com a forma de trabalhar com materiais e instâncias de material na Unreal Engine, saiba que os conceitos de ativo e instância do Dataprep são exatamente idênticos.
Como expor parâmetros em um ativo de Dataprep-pai
Para expor as configurações em um ativo de Dataprep para que possam ser personalizadas como parâmetros e substituídas em instâncias de Dataprep:
-
Configure o gráfico do Dataprep como desejar.
-
Clique com o botão direito na configuração que deseja expor. No menu de contexto, na seção Parameterization, clique em Link to Parameter.
Clique na imagem para ampliá-la.
Você pode expor qualquer configuração em qualquer tipo de bloco Dataprep: blocos de filtro, blocos de operador e blocos de transformação.
-
Na caixa de texto fornecida, insira um nome descritivo que deseja usar para se referir ao parâmetro. Quando o nome estiver como você quer, clicar em Create New Parameter abaixo da caixa de texto.
Clique na imagem para ampliá-la.
-
A configuração escolhida é marcada no gráfico de Dataprep com um ícone de link, indicando que foi exposta para personalização. Passe o mouse por cima desse ícone para ver o nome do parâmetro que corresponde a essa configuração.
Clique na imagem para ampliá-la.
O novo parâmetro que você criou também aparece na seção Parameterization do painel Settings no canto superior direito do editor de Dataprep.
Clique na imagem para ampliá-la.
A alteração do valor da configuração no bloco ou no painel Settings afeta ambos os locais.
Agora a configuração é editável em qualquer instância de Dataprep que você criar a partir desse ativo de Dataprep, com o nome do parâmetro que você definir. Confira os detalhes nas seções a seguir.
Se quiser remover a parametrização de uma configuração para que ela não possa mais ser alterada em nenhuma instância desse ativo do Dataprep, clique com o botão direito na configuração mais uma vez e selecione Remove Link to Parameter.
Você pode vincular várias configurações em diferentes blocos do Dataprep a um único parâmetro nomeado. Se partes diferentes do gráfico do Dataprep dependerem dos mesmos valores de limite ou nomes de string, a reutilização de um parâmetro para acionar várias configurações de bloco diferentes pode ajudar a reduzir o número de parâmetros expostos às instâncias do Dataprep.
Como criar um ativo de instância de Dataprep
Você pode criar um ativo de instância de Dataprep a partir de qualquer ativo de Dataprep. Clique com o botão direito no "Dataprep Asset" no Navegador de Conteúdo e, no menu de contexto, clicar em Create Instance.
Clique na imagem para ampliá-la.
O novo ativo de instância do Dataprep é criado na mesma pasta-pai. Atribua um nome a ele e clique duas vezes nele para abri-lo no editor de instância do Dataprep para configurar os valores dos parâmetros expostos.
Como configurar o ativo de instância do Dataprep
Quando você edita um ativo de instância do Dataprep, é aberto em um editor que contém a maioria dos mesmos painéis visíveis no editor de Dataprep principal.
Clique na imagem para ampliá-la.
A principal diferença é que o editor de gráficos sumiu. Em uma instância de Dataprep, não é possível modificar nem ver a receita que a instância de Dataprep usará para modificar as cenas importadas. Em vez disso, você tem acesso apenas às configurações que foram expostas no ativo Dataprep-pai, na seção Parameterization do painel Settings no canto superior direito do editor.
Fora isso, trabalhar no editor de instância do Dataprep é muito semelhante ao trabalho no editor do Dataprep:
- Use o painel Settings para personalizar os arquivos de entrada e os locais de saída.
- Use os botões na barra de ferramentas para importar os arquivos de entrada, executar o gráfico de preparação de dados e aceitar os resultados no projeto da Unreal Engine.
- Use os painéis de pré-visualização para interagir com os dados importados e garantir que estão de acordo com o esperado antes de aplicar os resultados.