Esta página descreve como instalar o plugin Datasmith Solidworks Exporter, como obter conteúdo do Solidworks na Unreal Engine usando o Datasmith e como o Datasmith importa cenas do Solidworks para a Unreal Engine.
Baixar e instalar o Solidworks Exporter Plugin
Para exportar conteúdo do Solidworks com o Datasmith, baixe e instale o plugin Solidworks Exporter, na página Plugins de exportação do Datasmith .
Certifique-se de baixar o plugin para a versão da Unreal Engine que você planeja usar.
Para ver quais versões do Solidworks são compatíveis com o plugin, consulte .
Instalar o plugin Solidworks Exporter
Antes de instalar o plugin Solidworks Exporter:
- Desinstale quaisquer versões anteriores do plugin da sua máquina.
- Certifique-se de que o Solidworks não esteja em execução na sua máquina.
Para instalar o plugin, abra o instalador e siga as instruções.
Se o instalador do plugin detectar várias versões do Solidworks na máquina, e pelo menos uma dessas versões for compatível, ele instalará o plugin de exportação para todas as versões do Solidworks detectadas.
Desinstalar o plugin Solidworks Exporter
Para desinstalar o plugin, localize-o no Painel de Controle do Windows e remova-o como faria com qualquer outro aplicativo do Windows .
Fluxos de trabalho do Datasmith para o Solidworks
Você pode obter conteúdo do Solidworks na Unreal Engine das seguintes maneiras:
- Exportar uma cena do Solidworks como um arquivo
.udatasmithe importe-a na Unreal Engine. - Usar o Direct Link para visualizar alterações da cena do Solidworks na Unreal Engine em tempo real.
Exportar conteúdo do Solidworks
Para exportar conteúdo do Solidworks como um arquivo .udatasmith, você precisa fazer o seguinte:
- Instalar o plugin Solidworks Exporter.
- No Solidworks, carregue a cena que você deseja exportar.
-
Na barra de ferramentas principal, abra o menu Salvar (ícone de disquete) e selecione Salvar como.
- Na janela Salvar como, defina Salvar como tipo como Unreal (
*.udatasmith).
O Datasmith salva sua cena como um arquivo .udatasmith que você pode importar para a Unreal Engine. Para obter detalhes, consulte Como importar conteúdo do Datasmith para a Unreal Engine.
Se você precisar executar limpeza adicional, mesclagem ou outras modificações nos dados do Solidworks durante o processo de importação, é possível usar o Dataprep. Para obter detalhes, consulte Personalização de importação de Dataprep.
Visualizar conteúdo do Solidworks com o Direct Link
Em vez de reimportar manualmente uma cena do Solidworks para a Unreal Engine todas as vezes que você fizer uma alteração, é possível configurar um Datasmith DirectLink entre o Solidworks e a Unreal Engine para visualizar as alterações na cena em tempo real. Ao configurar um Direct Link, a visualização da Unreal Engine é atualizada sempre que você faz uma alteração na cena no Solidworks.
Para obter mais informações, consulte Como usar o Datasmith Direct Link.
No Solidworks, o Datasmith Direct Link está disponível na aba Unreal da barra de ferramentas principal.
Você deve Instalar o plugin Solidworks Exporter para acessar os recursos do Datasmith, incluindo o DirectLink, no Solidworks.
Como o Datasmith importa conteúdo do Solidworks
Esta seção descreve o que acontece quando você usa o Datasmith para converter e importar objetos de cenas do Solidworks em elementos em um projeto da Unreal Engine. O Datasmith segue o processo descrito em Visão geral do Datasmith e Sobre o processo de importação do Datasmith, mas adiciona alguns comportamentos especiais de conversão específicos do Solidworks.
Suporte a recursos do Solidworks
O Datasmith Solidworks Exporter oferece suporte às seguintes funcionalidades:
- Estrutura do produto
- Geometria sólida
- Texturas e materiais
- Estados de exibição
- Configurações
- Metadados
As seguintes funcionalidades não são compatíveis.
- Animações
- Luzes
- Câmeras
- Geometria de construção: pontos, curvas, planos
Entidades convertidas
Quando você importa um arquivo .udatasmith para a Unreal Engine, o Datasmith converte as seguintes entidades do Solidworks em suas contrapartes na Unreal Engine:
| Solidworks | Unreal Engine |
|---|---|
| Subconjunto | Ator |
| Parte | Malha estática |
| Instância de parte | Ator de malha estática |
| Configuração | Variante |
| Estado de exibição | Variante |
| Aparência | Material |
Modelos de carregamento de dados do Solidworks
Quando você abre um arquivo de montagem, o Solidworks pode carregar seus componentes ativos como leves ou totalmente resolvidos. Dependendo do modo selecionado, os dados do modelo podem ou não estar disponíveis no Solidworks.
Recomendamos abrir montagens no modo totalmente resolvido, para garantir que a maior quantidade de informações seja transferida pelo Datasmith. Para obter mais informações, consulte a documentação do Solidworks sobre Componentes.
Materiais e UVs
O Solidworks não tem dados para UVs associados a peças. Ao contrário da Unreal Engine, o Solidworks armazena informações de mapeamento por material. Ao exportar dados para um arquivo .udatasmith, o exportador do Datasmith incorpora UVs nas malhas estáticas usando as informações do material. Portanto, se uma peça for instanciada várias vezes na montagem do Solidworks, e cada instância de peça usar materiais diferentes, ela poderá acabar com várias malhas estáticas na Unreal Engine.
Configurações e estados de exibição
Se o modelo do Solidworks tiver estados de exibição ou configurações, o Datasmith poderá criar um ativo de conjunto de variantes de nível. Esse ativo conterá a entidade variante convertida. Para obter mais informações, consulte a documentação do Solidworks sobre [Configurações]](http://help.solidworks.com/2021/english/SolidWorks/sldworks/c_Configurations_Overview.htm).
Metadados
Ao importar um arquivo do SolidWorks, o Datasmith adiciona uma quantidade mínima de metadados predefinidos a cada ator de malha estática criado, para indicar o nome da peça e a montagem dessa malha no projeto original do SolidWorks. Atualmente, o Datasmith não transfere propriedades de metadados personalizadas que você adiciona às suas peças e montagens.