Neste tutorial, você aprenderá a gravar e reproduzir um aplicativo em tempo real usando o depurador visual do Chaos (DVC). Ao contrário da gravação em arquivo, a gravação de uma sessão ao vivo pode ser feita localmente (na sua máquina) ou remotamente (em uma rede). Isso é útil para depuração ao vivo em tempo real, mas também salva a gravação como um arquivo .utrace para você revisar e compartilhar depois.
Gravar sessões ao vivo
Nesta seção, você aprenderá a gravar uma sessão de jogar no Editor (JNE) usando a predefinição de alvo do Editor local e conhecerá o processo para gravar todos os outros tipos de alvos.
Editor local
Para gravar e reproduzir uma sessão de JNE ao vivo em uma máquina local ou remota, siga estas etapas:
No DVC, selecione os canais de dados que deseja gravar.
No Unreal Editor, clique no botão Reproduzir na barra de ferramentas principal para iniciar uma sessão de JNE. Você pode iniciar a sessão de JNE antes ou depois de iniciar uma gravação no DVC.
Como o alvo do Editor local já está selecionado por padrão, você pode iniciar a gravação clicando em Gravar sessão ao vivo. Durante a gravação, esse botão se transforma em um ícone de gravação vermelho.
Para interromper a gravação, realce o ícone de gravação e clique no ícone de quadrado vermelho. Esse processo gera como saída um único arquivo
.utrace.Se estiver gravando, você pode sair de uma sessão de JNE existente e iniciar uma nova. O DVC se conecta automaticamente a ela.
Todos os outros alvos
Para gravar e reproduzir um cliente de jogo, servidor de jogo ou compilação empacotada em uma máquina local ou remota, siga estas etapas:
Verifique se os aplicativos alvos estão em execução.
Selecione os canais de dados que você deseja gravar.
Para selecionar um alvo para gravar, na barra de ferramentas principal do DVC, clique no menu suspenso Alvo da sessão e escolha o alvo.
Para iniciar uma gravação, na barra de ferramentas principal do DVC, clique em Gravar sessão ao vivo. Durante a gravação, esse botão se transforma em um ícone de gravação vermelho.
Para interromper a gravação, realce o ícone de gravação e clique no ícone de quadrado vermelho. Esse processo gera um ou mais arquivos
.utrace.
O cliente de jogo e o DVC competem por recursos da GPU. Se houver problemas na reprodução no DVC, limite a taxa de quadros do cliente de jogo ou reduza a qualidade gráfica.
(Legado) Gravar uma sessão ao vivo com a interface da linha de comando
Recomendamos usar a interface de usuário do DVC para iniciar e encerrar gravações. No entanto, você pode usar a linha de comando para gravar sessões de JNE, clientes e servidores de jogos e compilações empacotadas. A sessão pode ser local (na mesma estação de trabalho ou até mesmo na mesma instância de JNE) ou pela rede.
Habilitar um canal de dados
Para modificar canais de dados, abra a linha de comando no aplicativo alvo. Em uma compilação empacotada, pressione a tecla de Crase (`).
Digite o seguinte comando no console, lembrando de substituir
[newstate]por "true" ou "false" e[channelname]pelo canal de dados desejado:p.Chaos.VD.SetCVDDataChannelEnabled [newstate] [channelname]Por exemplo:
Pressione Enter para executar o comando.
Habilitar vários canais de dados
Para habilitar ou desabilitar vários canais, liste-os separados por vírgulas. O exemplo a seguir habilita os canais PostIntegrate e SceneQueries:
p.Chaos.VD.SetCVDDataChannelEnabled true SceneQueries,PostIntegrate
Habilitar canais de dados predefinidos
Se quiser iniciar um cliente ou servidor de jogo com um conjunto predefinido de canais habilitados, adicione o seguinte argumento de linha de comando:
CVDDataChannelsOverride=[ChannelName1,ChannelName2]
O exemplo a seguir habilita os canais PostIntegrate e SceneQueries:
CVDDataChannelsOverride=SceneQueries,PostIntegrate
Iniciar uma gravação usando a linha de comando
Para iniciar uma gravação, abra a linha de comando.
Se estiver trabalhando em uma máquina local, digite o seguinte comando e pressione Enter para executá-lo:
p.Chaos.StartVDRecording ServerSe estiver trabalhando em uma máquina remota, digite o seguinte comando e pressione Enter para executá-lo:
p.Chaos.StartVDRecording Server [YOURWORKSTATIONIP]Na barra de ferramentas principal do DVC, clique em Conectar-se à sessão. No Navegador de sessão ativa ao lado de Sessão ativa selecionada, selecione a sessão ativa disponível em execução no armazenamento de rastreamento local.
(Opcional) Se estiver se conectando a vários alvos, no menu suspenso Modo de conexão, selecione Várias origens.
Clique em Conectar-se à sessão (na caixa de diálogo Navegador de sessão ativa). Quando a gravação começar, a string Gravação do depurador visual do Chaos em andamento… será exibida na tela.
Para interromper uma gravação, abra a linha de comando. Se estiver trabalhando em uma máquina local, digite o seguinte comando e pressione Enter:
p.Chaos.StopVDRecording ServerSe estiver trabalhando em uma máquina remota, digite:
p.Chaos.StopVDRecording Server [YOURWORKSTATIONIP]
A seguir
No próximo tutorial, você aprenderá a localizar os arquivos .utrace e reproduzir suas gravações.
Reprodução no depurador visual do Chaos
Reproduza gravações no depurador visual do Chaos.