Nesta página, você encontra informações sobre funcionalidades que aparecem tanto na Unreal Engine quanto no Unreal Editor para Fortnite (UEFN).
A página foi originalmente criada para a Unreal Engine, portanto, algumas descrições e capturas de tela podem não corresponder ao que você vê no UEFN.
Clique aqui para voltar à documentação principal do UEFN.
Em muitos casos, você vai querer que vários emissores em um sistema interajam entre si para criar o efeito desejado. Isso geralmente significa que um emissor gera alguns dados e, em seguida, outros emissores escutam esses dados e executam algum comportamento em reação a eles. No Niagara, isso é feito usando Eventos e Manipuladores de eventos. Eventos são os módulos que geram eventos específicos que ocorrem durante o tempo de vida de uma partícula. Manipuladores de eventos são módulos que escutam esses eventos gerados e, em seguida, iniciam um comportamento em resposta a eles.
Atualmente, eventos com simulações de GPU não funcionam. Eventos funcionam apenas com simulação de CPU.
Eventos
Para usar eventos, certifique-se de habilitar Requer IDs persistentes nas Propriedades do emissor dos seus emissores.
Como os eventos ocorrem dinamicamente à medida que a partícula envelhece, eles são adicionados ao grupo Atualização de partículas. Se você clicar no sinal de Mais (+) próximo a Atualização de partículas, verá uma seção chamada Eventos na qual pode adicionar módulos de evento à pilha.
Existem vários tipos de módulos de eventos disponíveis:
- Localização
- Morte
- Colisão
Eventos de localização
Quando você coloca um módulo Gerar evento de localização no grupo Atualização de partículas do seu emissor, cada partícula gerada nesse emissor gerará dados de localização durante seu ciclo de vida. Você pode definir um manipulador de eventos para receber esses dados de localização e acionar outro comportamento.
Por exemplo, se você deseja criar um efeito de trilha para um foguete de fogos de artifício, pode colocar um módulo Gerar evento de localização no grupo Atualização de partículas do seu emissor de foguete. Em seguida, o emissor de trilha pode gerar partículas que seguem o foguete usando os dados de localização.
Clique na imagem para ampliar.
Eventos de morte
Quando você coloca um módulo Gerar evento de morte no grupo Atualização de partículas do seu emissor, cada partícula gerada nesse emissor gera um evento no final de sua vida útil. Há muitas maneiras de usar esses dados. Você pode acionar o efeito de partícula de outro emissor quando as partículas do primeiro emissor morrem ou pode criar reações em cadeia em que cada emissor gera seu efeito quando as partículas do emissor anterior morrem. Você também pode combinar eventos de Localização e Morte para criar interações complexas.
Para usar nosso exemplo de fogos de artifício, você pode gerar um efeito de explosão que acontecerá no final da vida da partícula do foguete. O evento de Localização determina onde está a partícula do foguete, que é onde ocorre a explosão. O evento de Morte determina quando termina a vida da partícula, que é quando o efeito de explosão é gerado.
Clique na imagem para ampliar.
Eventos de colisão
Quando você coloca um módulo Gerar evento de colisão no grupo Atualização de partículas do seu emissor, as partículas geram um evento quando colidem com um ator, como uma malha estática ou uma malha esquelética. Por exemplo, se você quiser transformar o efeito de fogos de artifício em um efeito de arma, pode fazer com que a explosão aconteça quando as partículas do foguete colidirem com uma malha estática ou esquelética.
Clique na imagem para ampliar.
Você precisa adicionar um módulo Colisão a um emissor antes de adicionar Gerar evento de colisão a esse emissor. Isso permite que as partículas do emissor colidam com objetos no mundo.
Manipuladores de eventos
Manipuladores de eventos consistem em duas partes: Propriedades do manipulador de eventos e um Evento de recebimento. Para cada evento ao qual você deseja que o emissor responda, adicione um item Propriedades do manipulador de eventos e um módulo Evento de recebimento.
Se você clicar no sinal de Mais (+) ao lado de Propriedades do emissor, poderá adicionar um estágio de Manipulador de eventos ao seu emissor.
Clique na imagem para ampliar.
Em Propriedades do manipulador de eventos, defina a Origem do evento com um menu suspenso que lista todos os módulos Gerar evento disponíveis. Em seguida, você pode escolher quais partículas são afetadas pelo evento, quantas vezes o evento ocorre por quadro e, se o evento gerar partículas, você pode selecionar quantas serão geradas.
Clique na imagem para ampliar.
Depois de definir as propriedades do manipulador de eventos, clique no sinal de Mais (+) ao lado de Manipulador de eventos para adicionar um módulo Evento de recebimento. Ele deve corresponder ao módulo de evento gerado colocado no grupo Atualização de partículas do emissor que gera o evento.
Clique na imagem para ampliar.
Por exemplo, se você colocasse Gerar evento de localização em um emissor, selecionaria o módulo Receber evento de localização para o seu Manipulador de eventos.
Clique na imagem para ampliar.