Esta página fornece uma visão geral do sistema de Dataprep visual e mostra como começar a criar suas próprias receitas de importação personalizadas e preparar seus dados 3D para visualização em tempo real.
Como habilitar o Dataprep visual
Habilite os seguintes plugins para o projeto:
- DataPrep Editor
- Datasmith Importer
- Dataprep Geometry Operations: plugin necessário para determinados filtros e operações.
- Se quiser importar de outros tipos de arquivos de origem compatíveis com o Datasmith, talvez seja necessário habilitar outros plugins importadores para esses tipos de arquivo. Para obter detalhes, consulte Como importar conteúdo do Datasmith para a Unreal Engine.
Para saber como habilitar plugins, consulte a página Como trabalhar com plugins.
Se você tiver iniciado seu projeto da Unreal a partir de um modelo nas categorias Architecture, Engineering, and Construction ou Automotive, Product Design, and Manufacturing, alguns desses plugins podem já estar habilitados.
Ativos de Dataprep visual
O sistema Dataprep visual se baseia em um novo tipo de ativo, chamado de ativo Dataprep. Esse ativo é semelhante a um Blueprint pois apresenta uma série de etapas em uma representação visual. No entanto, o objetivo desse gráfico do Dataprep é transformar dados de cena lidos de um ou mais arquivos de entrada especificados.
Para criar um ativo Dataprep, clique com o botão direito no Navegador de Conteúdo e selecione Dataprep > Dataprep Asset no menu de contexto.
Clique na imagem para ampliá-la.
Interface do editor do Dataprep
Como as classes de Blueprint, os ativos do Dataprep têm uma janela de editor especializada. Você pode abrir essa janela clicando duas vezes em qualquer ativo do Dataprep no Content Browser.
A interface de usuário do editor de Dataprep é dividida em vários painéis, que você usará em diferentes pontos no fluxo de fluxo de trabalho do Dataprep.
Clique na imagem para ampliá-la.
| Número | Nome | Descrição |
|---|---|---|
| 1 | Toolbar | Atalhos para as ações de usuário mais importantes no fluxo de trabalho do Dataprep, incluindo as ações Import, Execute e Commit. |
| 2 | Content Browser Preview | Lista todos os ativos importados dos arquivos de entrada. Esta é uma pré-visualização dos ativos que o sistema Dataprep visual criará no Navegador de Conteúdo quando você confirmar o gráfico. |
| 3 | Viewport Preview | Exibe uma pré-visualização das cenas 3D importadas dos arquivos de entrada. |
| 4 | Outliner Preview | Lista todos os atores nas cenas 3D importadas dos arquivos de entrada. Esta é uma pré-visualização dos atores que o sistema Dataprep visual criará no nível e da hierarquia de cenas que será criada no organizador do nível. |
| 5 | Settings Panel | Use este painel para especificar os arquivos de entrada dos quais você deseja importar suas cenas 3D e onde deseja que os ativos sejam criados no Navegador de Conteúdo do seu projeto. Se você expôs parâmetros no gráfico do Dataprep para que possam ser substituídos em instâncias do ativo do Dataprep, você verá esses parâmetros listados na seção Parametrization. Para obter detalhes, consulte Como trabalhar com instâncias de Dataprep. |
| 6 | Palette | Oferece blocos de construção que você pode arrastar para o editor de gráfico do Dataprep para compilar sua receita de importação. |
| 7 | Dataprep Graph Editor | Área onde você pode preparar receitas de Dataprep, que são etapas da esquerda para a direita que você deseja que o sistema Dataprep execute para preparar seu conteúdo de entrada para visualização em tempo real na Unreal Engine. |
| 8 | Details Panel | Como o painel Details no editor de níveis principal, mostra informações sobre qualquer ator selecionado no Outliner Preview. Observe que essas configurações são somente leitura. São fornecidos apenas para sua informação, para que você possa avaliar os efeitos do gráfico do Dataprep nos atores. |
Fluxo de trabalho do Dataprep
O fluxo de trabalho típico para configurar um ativo do Dataprep visual segue estas etapas:
-
Especificar arquivos de entrada: em Settings Panel no canto superior direito, crie um produtor de entrada para cada arquivo que deseja importar ou cada pasta de arquivos de entrada. Clique no ícone de engrenagem para configurar opções adicionais de geometria e tesselação, como Chord Tolerance e Stitching Technique.
Clique na imagem para ampliá-la.
Você também pode personalizar as seguintes configurações de Output:
- Folder determina o nome da pasta que será criada no Navegador de Conteúdo do seu projeto para armazenar os ativos importados. Por padrão, os ativos são distribuídos pelo Datasmith em subpastas dentro dessa pasta, de acordo com o tipo: uma para ativos de malha estática, uma para materiais, uma para texturas e assim por diante. (Você pode substituir essa distribuição padrão compilando o gráfico do Dataprep ao usar a operação Output to Folder.)
- Level Name define o nome de um novo ativo de nível que será criado para manter sua cena. Depois de confirmar os resultados do gráfico do Dataprep, você poderá adicionar a cena importada a qualquer nível no projeto adicionando esse subnível.
-
Preliminary import: pressione o botão Import na barra de ferramentas para importar os arquivos de origem para um mundo temporário.
Você verá a janela de visualização 3D e outros painéis de pré-visualização serem atualizados com o conteúdo lido do arquivo. Esse conteúdo ainda não foi adicionado ao seu projeto. Fica em um mundo temporário que só existe no editor do Dataprep. Isso permite modificar os ativos e a hierarquia de cenas lidos dos arquivos de entrada antes de salvar os resultados no projeto.
Essa etapa é opcional, mas facilita a avaliação dos efeitos do gráfico de Dataprep durante a compilação.
-
Crie o gráfico de Dataprep: arraste os nós Select By e Operations da paleta para o editor de gráfico de Dataprep e conecte os nós de ação na ordem em que você deseja que sejam executados. Confira gráficos de Dataprep abaixo.
-
Teste o gráfico: pressione o botão Execute na barra de ferramentas para executar os dados importados dos arquivos de origem no gráfico do Dataprep que você criou. Você verá os painéis de pré-visualização mudarem para mostrar os resultados.
Para desabilitar blocos individuais ou nós Action para depuração, clique com o botão direito no nome e selecione a opção Disable. Um bloco ou ação desabilitado ficará cinza no gráfico. Para habilitá-las, abra o menu novamente e selecione a opção Enable.
-
Commit: quando estiver satisfeito com os efeitos do gráfico nos dados 3D importados dos arquivos de entrada, pressione o botão Commit na barra de ferramentas para finalizar o processo de importação.
Quando você confirmar os resultados, o sistema Dataprep visual salva os ativos de Pré-visualização do Navegador de Conteúdo nos ativos do seu projeto. Ele também modifica o nível que está aberto no momento para adicionar a hierarquia de atores mostrados no Outliner Preview.
Se preferir importar a hierarquia de atores em um novo nível, defina o nome do nível na configuração Sub-Level no painelSettings. O sistema Dataprep visual criará um nível com esse nome (se ele ainda não existir), adicionará os atores a esse nível e o adicionará como um subnível dentro do nível que você abriu na janela principal do Unreal Editor.
Painel de estatísticas
Abra o painel Statistics no menu principal do editor de ativos do Dataprep visual: Window > Statistics. Este painel mostra uma comparação simples das métricas dos seus dados, como draw calls, número de atores ou contagem total de vértices, antes e depois da execução do gráfico do Dataprep.
Clique na imagem para ampliá-la.
Gráficos de Dataprep
No centro de todo ativo Dataprep, está o gráfico do Dataprep, ou seja, o conjunto de operações que o sistema realizará nos arquivos de entrada que você especificar.
Clique na imagem para ampliá-la.
Cada gráfico do Dataprep é formado por blocos de construção chamados nós Action: pilhas verticais de blocos. Por exemplo, o gráfico mostrado acima contém três nós Action. Quando você executar o gráfico de Dataprep, ele começa no nó Start à esquerda e executará cada nó Action em ordem, da esquerda para a direita.
Você pode redimensionar as ações horizontalmente para ler o texto completo arrastando seus limites.

Ao contrário dos gráficos de Blueprint, em que a ramificação condicional é permitida, os gráficos de Dataprep sempre avançam da esquerda para a direita, ao longo de um único caminho de execução linear. Além disso, não há fluxo de dados entre nós Action sucessivos. Todas as ações usam o mesmo contexto: um conjunto de ativos e atores importados de arquivos de entrada que você fornece.
Cada ação é uma pilha de um ou mais blocos. Quando o gráfico do Dataprep executa uma ação, ele trata cada bloco no nó Action de cima para baixo.
Para começar a criar uma ação, arraste blocos da paleta à esquerda para o editor de gráfico ou clique com o botão direito no fundo do editor de gráfico e selecione blocos da paleta de contexto.
Você pode agrupar várias ações. Faça o seguinte:
- Clique e arraste para selecionar as ações que deseja agrupar.
- Clique com o botão direito no grupo.
- No menu de contexto, selecione Group Actions.
Você pode desabilitar todas as ações em um grupo de ações clicando com o botão direito no grupo e selecionando Disable Action Group no menu de contexto.
Para desagrupar ações, clique com o botão direito no grupo e selecione Ungroup Actions.
Operações, filtros e transformações
Você pode usar três tipos básicos de blocos em um nó Dataprep Action:
-
Operations modificam ativos, atores ou componentes de alguma forma predefinida. Por exemplo, os blocos Set Material, Compact Scene Graph e Set Simple Collision mostrados acima são tipos diferentes de operações.
Para obter detalhes sobre as diferentes operações que você pode usar nos gráficos de Dataprep, consulte a Referência de operação do Dataprep.
-
Filters, também chamados de blocos Select By, determinam quais ativos, atores e componentes as operações realizadas sob eles no bloco de ação atual devem modificar. Por padrão, cada etapa da ação realiza operações em todos os ativos, atores e componentes contidos no mundo temporário construído a partir dos arquivos de entrada. Você pode usar esses blocos Filter para definir um subconjunto desses objetos e controlar os objetos que o nó Action modificará.
Para obter detalhes sobre todos os diferentes filtros de seleção que você pode usar nos gráficos de Dataprep, consulte a Referência de seleção de Dataprep.
-
Transforms alteram a seleção atual de ativos, atores e componentes de maneiras possivelmente complexas. Nesse sentido, são como filtros. No entanto, um bloco de filtro só pode cortar a lista de objetos passados para ele. Um bloco de transformação, por outro lado, pode adicionar objetos à seleção atual.
Por exemplo, você pode selecionar árvores ou objetos específicos da hierarquia de cenas. Para fazer isso, você pode usar blocos de filtro para restringir o conjunto completo de elementos da cena a um pequeno número de elementos-pai específicos e, em seguida, usar um bloco de transformação para expandir novamente a seleção e incluir os filhos dos elementos selecionados.
Para obter detalhes sobre as diferentes transformações que você pode usar para estender ou modificar o conjunto selecionado de objetos em uma ação, consulte a Referência de transformação de seleção de Dataprep.
Exemplo de ação
A ação ilustrada a seguir define um novo material nas peças de um conjunto CAD. Esse nó executa uma sequência de etapas, processando dados de cima para baixo pela pilha de filtros e operações.
Clique na imagem para ampliá-la.
| Número da etapa | Nome | Tipo de bloco | Descrição |
|---|---|---|---|
| 1 | Input Pin | N/A | Cada ação coleta todos os dados do mundo temporário, incluindo todos os ativos e atores encontrados nos arquivos importados, e passa esses objetos para o bloco no topo da pilha. |
| 2 | Filter by Tag | Filtro | Esse filtro retém apenas atores com a tag "Metal", passando a lista de atores para o próximo bloco. |
| 3 | Filter by Ator Label | Filtro | Esse filtro retém apenas atores cujos nomes contêm a palavra "Mechanical", passando-os para o próximo bloco. |
| 4 | Set Simple Collision | Operador | Este operador configura uma forma de colisão de caixa em todos os ativos de malha estática referenciados pelo conjunto de atores passados pelos filtros acima. Em seguida, passa a mesma lista de atores para o próximo bloco. |
| 5 | Set Material | Operador | O último operador encontra os materiais em todos os componentes de malha estática pertencentes ao conjunto de atores transmitidos pelos filtros acima e substitui esses materiais pelo substituto especificado na configuração Material do bloco. |
Depois que todos os blocos nesta ação forem concluídos, a próxima ação no gráfico começará a ser executada. Quando a próxima ação começar, coleta todos os dados do mundo temporário. Todos os filtros aplicados por blocos anteriores não são mais considerados. No entanto, as alterações feitas na cena por ações anteriores permanecem na próxima ação, como alteração de materiais, exclusão de atores e assim por diante.
Como trabalhar com filtros
Todos os blocos de filtro oferecem algumas opções adicionais que facilitam a captura da lista exata de ativos, atores e componentes que você deseja modificar com os blocos de operação e, além de verificar se os filtros estão tendo o efeito esperado.
Para acessar essas opções, clique com o botão direito em qualquer bloco de filtro e procure a seção Filter no menu de contexto.
Clique na imagem para ampliá-la.
Se quiser afetar vários blocos de filtro, mantenha pressionada a tecla Control e clique com o botão esquerdo em todos os blocos para compilar sua seleção. Quando todos os blocos que deseja afetar estiverem destacados, clique com o botão direito em qualquer bloco destacado. Outra opção é clicar e arrastar para selecionar vários blocos.
Como criar um filtro a partir de ativos selecionados
Com um ou mais atores ou componentes selecionados na janela de visualização, Organizador ou painel de ativos, clique com o botão direito em qualquer lugar no editor de gráfico do Dataprep. No menu de contexto, selecione Create Filter From Selection.
Clique na imagem para ampliá-la.
O novo filtro mostra o número de atores e ativos que serão selecionados, além dos primeiros atores ou ativos na lista.
Você não pode editar essa lista diretamente, mas pode criar um filtro que inclua esse filtro da seguinte maneira:
- Clique com o botão direito no filtro Filter by Selection na receita de Dataprep.
- No menu de contexto, selecione Preview Filter(s). Isso destaca os atores e ativos no painel de pré-visualização do organizador de mundo selecionado pelo filtro.
- Para adicionar novos atores e ativos ao filtro, mantenha pressionada a tecla Ctrl e clique neles no painel World Outliner Preview.
- Clique com o botão direito em qualquer lugar no editor de gráfico do Dataprep. No menu de contexto, selecione Create Filter From Selection.
Como inverter a lógica de filtro
Escolha Filter > Inverse Filter(s) Selection para reverter a lógica de seleção de qualquer bloco Select By, transformando-o em um bloco Exclude By. Quando você fizer isso, as operações na mesma ação se aplicarão apenas ao conjunto de elementos de cena que não corresponder aos critérios definidos.
Como pré-visualizar os resultados do filtro
Escolha Filter > Preview Filter(s) para fazer com que os painéis Pré-visualização do Navegador de Conteúdo e Visualização do Organizador de Mundo mostrem uma marca de seleção ao lado de todos os ativos e atores selecionados pelo filtro.
Clique na imagem para ampliá-la.
Você só pode visualizar um filtro, ou um conjunto selecionado de filtros, por vez. Se você começar a visualizar um filtro ou um conjunto de filtros diferente, a pré-visualização dos filtros anteriores será interrompida.