Quando o Datasmith importa uma cena para a Unreal Engine, faz o possível para preservar a geometria, os materiais e a hierarquia de cenas que você criou no aplicativo de origem. No entanto, quando você compila modelos 3D em aplicativos especializados para outros fins que não a renderização em tempo real, as cenas geralmente não são preparadas de uma maneira que faça sentido para uma engine de renderização em tempo real como a Unreal. Por exemplo, isso costuma ser o caso de modelos criados em aplicativos como o Rhino para a fabricação ou expulsão de peças físicas, cenas criadas no Revit ou um aplicativo compatível com o IFC para o objetivo principal de documentar um projeto de construção, cenas que você cria com elementos de geração procedural no Cinema 4D, entre outros.
Você sempre pode importar os dados brutos da cena e usar as ferramentas oferecidas pelo Unreal Editor para ajustar seus ativos e atores após a conclusão da importação. No entanto, isso tem algumas limitações. Por exemplo, pode ser necessário repetir essas etapas ao reimportar a cena para incorporar alterações feitas aplicativo de origem ou ao reimportar uma cena diferente com as mesmas configurações.
Você pode usar o sistema Dataprep visual para criar "receitas" de importação reutilizáveis que reorganizam, limpam, mesclam e modificam elementos de cena antes de criar os ativos e atores finais em seu projeto da Unreal Engine. Você pode criar uma receita uma vez e reutilizá-la sempre que precisar importar uma cena. Você também pode reutilizar a mesma receita para importar diferentes arquivos de origem e até mesmo em projetos diferentes. Isso permite que você crie seu próprio conjunto padronizado de pipelines de importação de ativos que atendam às necessidades do seu conteúdo.
Com o sistema Dataprep visual, você pode compilar tarefas de preparação de dados comuns, como as abaixo, no processo de importação:
- Substituir materiais usados em sua cena de origem por materiais de alta qualidade criados especificamente para visualização em tempo real.
- Identificar geometrias desnecessárias e removê-las da cena.
- Mesclar geometrias para reduzir o número de objetos separados na cena.
- Criar níveis de detalhes para renderizar geometrias complexas com mais eficiência.
- Criar colisões para objetos que precisam de malhas de colisão para funcionar na experiência de tempo de execução, como pisos e paredes.
Ao começar a usar o Dataprep visual, você descobrirá algumas outras operações que poderá usar para preparar receitas reutilizáveis do Dataprep para cenas em tempo real.