Haverá momentos em que a sua paisagem exigirá que você use programas externos para criar o mapa de altura e as camadas necessárias. O Unreal Engine 4 (UE4) acomoda esse estilo de fluxo de trabalho, permitindo a importação de mapas de altura e camadas personalizados.
Se esta é a primeira vez que você usa as ferramentas de paisagem, convém conferir a Visão geral de paisagens primeiro.
Camadas
Camadas de paisagem são texturas especiais que podem conter mapas de altura e dados de cor. Estes podem ser usados para personalizar a aparência da sua paisagem.
Formatos de camadas
Camadas de paisagem podem ser importadas de programas externos por meio da implementação das interfaces ILandscapeHeightmapFileFormat e ILandscapeWeightmapFileFormat. O suporte existente do editor para importação baseada em imagens foi convertido para usar essa interface e é totalmente compatível. As imagens para os formatos integrados ainda precisam ser arquivos em escala de cinza, de 8 bits por pixel e de canal único no formato .PNG ou .RAW. Se você estiver criando camadas no Photoshop, use as seguintes configurações ao criar um novo documento:
Importação de camadas
Importar camadas que foram criadas em um aplicativo externo oferece a flexibilidade de usar seu fluxo de trabalho de terreno preferencial. Porém, primeiro você precisa se certificar de que algumas coisas estão configuradas para que tudo funcione sem problemas.
-
Primeiro, certifique-se de ter criado uma paisagem com a qual trabalhar. Se tiver dúvidas sobre o processo de criação de paisagens, confira Criação de paisagens.
-
Em seguida, crie um novo Material. Para este exemplo, criaremos um material muito básico que pode ser facilmente expandido, se necessário. A configuração do seu material deve ter a seguinte aparência.
| Número | Descrição |
|---|---|
| 1 | LandscapeLayerCoords |
| 2 | TextureSample: T_Ground_Grass_D (Encontrado em StarterContent/Textures) |
| 3 | TextureSample: T_Ground_Gravel_D (Encontrado em StarterContent/Textures) |
| 4 | TextureSample: T_Rock_Slate_D (Encontrado em StarterContent/Textures) |
| 5 | LandscapeLayerBlend |
-
Assim que o material estiver completo, aplique-o ao Ator de paisagem. Isso deixará toda a sua paisagem preta.
-
Para corrigir o problema, você precisará adicionar algumas Informações da camada ao seu Ator de paisagem. Para este exemplo, crie um objeto Informações da camada para cada uma das nossas três camadas. Para ler mais sobre objetos Informações da camada, consulte a página Objetos de informações da camada.
-
Quando concluída, a seção Camadas de destino do painel Paisagem deve ter uma aparência semelhante a esta.
-
Agora é hora de importar nossa camada personalizada. Para fazer isso, clique com o botão direito do mouse na Camada de destino escolhida e selecione a opção Importar do arquivo no menu pop-up. Isso solicitará que você escolha o arquivo .PNG ou .RAW que contém os dados da sua camada personalizada. Seu arquivo de camada personalizada deve ter a mesma resolução que a Resolução geral do Ator de paisagem que foi definida quando você o criou (o padrão é 505 x 505).
-
Se as suas camadas não forem geradas no tamanho correto, você verá o seguinte aviso:
Para corrigir esse problema, retorne ao seu software de edição de imagens e redimensione seu arquivo para que ele corresponda à extensão correta de Paisagem, conforme exibido pela mensagem de aviso.
Mapas de altura
Usar ferramentas externas para criar um mapa de altura base a ser usado dentro do UE4 pode ser uma excelente maneira de acelerar o processo de criação de Paisagem. Programas como o World Machine e o Terragen podem criar rapidamente o mapa de altura base para a sua paisagem. Esse mapa pode então ser importado, limpo ou modificado usando as ferramentas de edição dentro do Unreal Editor, tornando-o mais adequado com o mundo e o jogo desejado.
Formatos de mapas de altura
Ao exportar mapas de altura de programas externos, apenas os seguintes formatos podem ser usados dentro do UE4.
-
Arquivo PNG de 16 bits em escala de cinza
-
Arquivo RAW em escala de cinza de 16 bits em ordem de bytes little-endian
Se você estiver usando o Photoshop para exportar seu mapa de altura, configure suas novas imagens da seguinte maneira:

Ao criar um mapa de altura em um aplicativo externo, um valor de Branco (255 em todos os canais) representará o ponto mais alto em seu mapa de altura, enquanto um valor de Preto (0 em todos os canais) representará o ponto mais baixo no seu mapa de altura.
Importando mapas de altura personalizados
A importação de um mapa de altura personalizado é iniciada clicando no botão Novo na barra de ferramentas Modo de paisagem. Para ativá-lo, selecione o botão de opção Importar do arquivo no painel Paisagem para ativar a capacidade de importar um mapa de altura de um arquivo.
Selecione um mapa de altura para importar pressionando o botão ao lado da opção Arquivo de mapa de altura e, em seguida, selecione seu mapa de altura usando o navegador de arquivos.
Agora vamos tentar importar um mapa de altura personalizado. Para este exemplo, usaremos a imagem abaixo.
Certifique-se de clicar com o botão direito do mouse em Salvar como na imagem (acima) para baixá-la no seu PC.
Com o exemplo de mapa de altura salvo no seu PC, agora é hora de usá-lo nas ferramentas de paisagem.
-
Abra a ferramenta Paisagem e clique no botão Novo na aba Modo Gerenciar.

-
Selecione Importar do arquivo.

-
Clique no botão na seção Arquivo de mapa de altura e escolha o exemplo de mapa de altura que você baixou.
-
Agora, pressione o botão Importar para criar uma nova paisagem com base no seu mapa de altura.
Antes de pressionar o botão Importar:
Depois de pressionar o botão Importar:
