Nuvens de pontos são coleções de pontos de dados que normalmente são adquiridos no contexto de aplicações arquitetônicas ou industriais com scanners 3D. As nuvens de pontos são usadas por especialistas em visualização de design, fabricantes, cenógrafos e construtores que precisam sobrepor modelos 3D com dados digitalizados a laser.
As nuvens de pontos são importadas para o Twinmotion como objetos e oferecem a capacidade de comparar e agregar dados digitalizados a laser (do mundo real) com dados projetados (de modelos 3D) e visualizar todos os componentes de um projeto inteiro de uma só vez.
Como funciona
As nuvens de pontos são criadas usando scanners 3D ou softwares de fotogrametria que digitalizam e medem as propriedades físicas de áreas ou objetos geológicos, como edifícios. O scanner 3D ou o software de fotogrametria digitaliza um objeto ou uma área e cria medições precisas de diferentes locais. Em seguida, ele converte essas informações em uma coleção de pontos de dados, onde cada ponto é definido por sua coordenada geométrica XYZ. Além disso, essas técnicas podem, opcionalmente, coletar informações de cor e direção do vetor normal. Os pontos de dados são então agregados para criar uma nuvem de pontos que pode ser importada para um software de modelagem 3D para representar com precisão o objeto ou a área.
O fluxo de trabalho típico ao trabalhar com nuvens de pontos é o seguinte:
O local de interesse é digitalizado com um scanner a laser 3D. Várias digitalizações são criadas a partir de diferentes locais e ângulos.
Usando os pontos de dados capturados durante as digitalizações, uma nuvem de pontos é criada usando um software de processamento na nuvem de pontos 3D ou o aplicativo específico do fornecedor do scanner 3D.
A nuvem de pontos é salva em formatos de arquivo como
.as,.laz, ou.e57.A nuvem de pontos pode então ser importada no Twinmotion como um objeto.
Formatos de arquivo de nuvem de pontos suportados
O Twinmotion suporta os seguintes formatos de arquivo de nuvem de pontos:
| Formato do arquivo | Descrição |
|---|---|
| Um formato de arquivo compacto de código aberto que armazena e troca dados de imagens 3D, como nuvens de pontos, imagens e metadados, geralmente adquiridos usando scanners 3D. O formato de arquivo |
| LAS é um formato de arquivo binário popular de código aberto usado para troca de dados de nuvens de pontos digitalizadas a laser em 3D entre os usuários. O formato de arquivo LAZ é um arquivo LAS compactado. Os arquivos LAZ são menores que os arquivos LAS, mas levam mais tempo para serem importados. O Twinmotion suporta arquivos LAS e LAZ de 8 bits, 12 bits e 16 bits. |
| Formatos de arquivo de nuvem de pontos ASCII que contêm coordenadas de pontos X, Y, Z ou coordenadas de pontos X, Y, Z e cores RGB. |
Integração com funcionalidades do Twinmotion
Como as nuvens de pontos são importadas para o Twinmotion como objetos, o Twinmotion interage com elas da mesma maneira que com os objetos, com algumas exceções. Abaixo estão algumas maneiras notáveis em que o Twinmotion interage com nuvens de pontos.
Estilos de renderização não fotorrealistas
Vários estilos de renderização podem ser aplicados a objetos de nuvem de pontos ao visualizá-los no modo apresentador do Twinmotion e em Apresentações Locais.
A opção estilos de renderização pode ser encontrada no menu View.
Volumes de colisão
Volumes de colisão podem ser definidos como formas geométricas ocultas que circundam objetos e determinam como ele colidem ou interagem uns com os outros. Todos os objetos no Twinmotion têm volumes de colisão, incluindo objetos de nuvem de pontos. Isso significa que você pode selecionar um objeto de nuvem de pontos, arrastar e soltar objetos da biblioteca nos objetos de nuvem de pontos, adicionar animação (como personagens caminhando) que leve em consideração os objetos de nuvem de pontos, além de alterar a cor e as propriedades de cor dos objetos de nuvem de pontos.
A precisão com que um objeto pode ser solto em uma nuvem de pontos depende da precisão do volume de colisão que foi aplicado ao objeto da nuvem de pontos.
Sombras e iluminação
Objetos de nuvem de pontos são afetados pelas sombras do céu dinâmico do Twinmotion e pelas sombras projetadas por outros objetos na cena. Por exemplo, se você alterar a hora do dia, as sombras nos objetos da nuvem de pontos mudarão conforme a hora selecionada.
Além disso, os seguintes parâmetros de iluminação de cena afetam os objetos de nuvem de pontos:
Cúpulas e cenários de ambientes HDRI.
Configurações de iluminação global Exposure compensation, Sun intensity, Moon intensity, White balance e Ambient.
Todas as luzes que foram adicionadas da categoria Lights biblioteca do Twinmotion.
Para obter mais informações sobre os parâmetros de iluminação no Twinmotion, consulte Ambience Settings.
Decalques
Os decalques da biblioteca do Twinmotion podem ser aplicados aos objetos da nuvem de pontos.
A configuração Offset dos decalques refere-se à profundidade da aplicação do decalque. Para obter melhores resultados ao colocar decalques em um objeto de nuvem de pontos, é recomendável aumentar o valor do deslocamento porque as nuvens de pontos não são importadas como geometria, mas como uma coleção de pontos de dados. Por padrão, os valores de deslocamento variam de 0,01 a 100, mas podem ser substituídos até 1.000.
Os decalques podem ser encontrados na biblioteca do Twinmotion em Objects.
Cubos de segmentos
Com a ferramenta Section cubes do Twinmotion, você pode cortar ou ocultar objetos ou partes deles. A ferramenta Section cubes pode ser usada em geometria e em objetos de nuvem de pontos.
Na configuração Clipping mask dessa ferramenta, você pode escolher se deseja ocultar apenas nuvens de pontos, apenas geometria ou ambos.
A ferramenta Section cubes pode ser encontradas na biblioteca, em Tools > Sections.
Ferramenta Measure
A ferramenta Measure, disponível na biblioteca em Tools > Measure, pode ser usada para medir objetos e, também, a distância entre objetos em uma cena. Ela pode ser usada em objetos de nuvem de pontos, mas a precisão das medições depende da precisão do volume de colisão que envolve um objeto de nuvem de pontos.
Realidade virtual
Objetos de nuvem de pontos são visíveis em realidade virtual (RV). No entanto, como a qualidade de visualização em modo VR depende da taxa de quadros por segundo (fps) definida pelo headset de RV, o status de visibilidade e o tamanho dos pontos de dados nas nuvens de pontos podem variar ao navegar pela cena com o headset.
Sondas de reflexo
As sondas de reflexo são usadas para melhorar os reflexos e ultrapassar os limites dos Reflexos do Espaço de Tela (SSR) no Twinmotion. Objetos de nuvem de pontos são refletidos corretamente quando usados com as sondas de reflexo.
Mesclar arquivos do Twinmotion
Arquivos do Twinmotion separados podem ser mesclados e salvos como um único arquivo. Os arquivos do Twinmotion que contêm objetos de nuvem de pontos podem ser mesclados com outros arquivos do Twinmotion.
Apresentações Locais
As nuvens de pontos contidas em imagens, vídeos, ou panoramas em uma apresentação podem ser exportadas para uma apresentação local.
Resource Collector
Com o Resource Collector do Twinmotion, você pode coletar quaisquer texturas e ativos usados em um projeto do Twinmotion junto com o arquivo .tm em um único arquivo ZIP compactado. Os objetos de nuvem de pontos usados em um projeto do Twinmotion serão incluídos no arquivo ZIP.
Configurações de câmera
As configurações de câmera Field of view (FoV), Depth of field (DoF), Parallelism, Vignetting, Lens flare, Visual effects e View sets são aplicadas a objetos de nuvem de pontos.
Para obter mais informações sobre configurações de câmera, consulte Ambience Settings.
Conjuntos de visualização, efeitos visuais e reflexos SSR
As nuvens de pontos podem ser adicionadas aos conjuntos de visualizações, e efeitos visuais (como contraste, saturação, gradientes de cor e renderização de argila) e reflexos SSR podem ser aplicados aos objetos de nuvem de pontos.
Propriedades da nuvem de pontos
As propriedades da nuvem de pontos a seguir podem ser modificadas no Twinmotion.
| Propriedade | Descrição |
|---|---|
Point size | Essa configuração modifica o tamanho de todos os pontos de dados em uma nuvem de pontos. Aumentar o tamanho pode ajudar a preencher a superfície das nuvens de pontos quando os pontos de dados não estão próximos. Se esta opção for definida como 0, cada ponto de dados usará um tamanho fixo de 1 px, em qualquer distância de câmera e densidade de ponto de dados. Opções: 0,0 a 3,0. Os valores podem ser substituídos. |
Cast shadows | Determina se as nuvens de pontos projetam sombras nelas ou em outros objetos. Opções: on, off |
Point shape | Define o formato do ponto de dados. Opções: square, circle |
Collision quality | A qualidade da colisão define o nível de detecção de colisões entre dados de nuvem de pontos e modelos ou objetos 3D. Isso influencia como os modelos e objetos 3D interagem ou colidem com os dados da nuvem de pontos. Se você não precisa que os objetos interajam de perto e com precisão com os dados da nuvem de pontos, esta configuração pode ser definida como Low. O uso da qualidade da colisão High tem um alto custo computacional. Opções: low, high |
Color source | Controla a fonte de cor usada para exibir os dados da nuvem de pontos. Solid color: Aplica uma cor sólida aos dados da nuvem de pontos. As propriedades de cor, como Saturation, Contrast, Intensity e Tint, podem ser alteradas. Data: A cor incorporada nos dados da nuvem de pontos, conforme capturada pelo scanner 3D. Se os dados da nuvem de pontos não contiverem cor, os pontos de dados serão exibidos em branco. Elevation: Mostra as elevações mais altas e mais baixas dos dados da nuvem de pontos relacionadas à posição da câmera quando a digitalização 3D foi realizada. As elevações mais altas e mais baixas são representadas por duas cores, e os pontos entre as elevações mais altas e mais baixas são coloridos usando um gradiente entre os dois valores. Você pode definir a propriedade Tint das cores que são usadas para representar os pontos de elevação mais altos e mais baixos, e as propriedades das cores, como Saturation, Contrast e Intensity. Position: Mostra a distância do um ponto de dados em que o scanner 3D estava posicionado ao executar a digitalização. A proximidade é representada por duas cores, e os pontos entre as áreas mais próximas e mais distantes são coloridos usando um gradiente entre os dois valores. A propriedade Tint das cores que são usadas para representar a proximidade da câmera podem ser alteradas, assim como a propriedades Saturation, Contrast e Intensity das cores. Opções: Solid color, Data, Elevation, Position |
Tint | Define as propriedades Tint, Saturation, Contrast e Intensity da fonte de cor selecionada. |
Configurações de exportação de nuvem de pontos
Antes de exportar localmente uma cena que contém objetos de nuvem de pontos, você pode ajustar a qualidade de renderização das nuvens de pontos para Low, Medium, High e Ultra, na aba Quality do painel Preferences.
Parâmetros de qualidade mais altos melhoram a qualidade de renderização de objetos de nuvem de pontos, mas resultam em um tempo de processamento mais longo para renderização e maior uso de memória de vídeo.
Limitações da nuvem de pontos
Os objetos de nuvem de pontos do Twinmotion possuem as limitações a seguir.
As nuvens de pontos não podem ser modificadas no Twinmotion: você não pode excluir pontos ou mesclar objetos na nuvem.
Os plugins Datasmith Exporter não oferecem suporte a nuvens de pontos no momento. Embora alguns aplicativos como Revit ou ArchiCAD possam exibir nuvens de pontos, elas não são transladadas com os plugins Datasmith Exporter. Você precisará carregá-los separadamente no Twinmotion.
O Path Tracer não suporta objetos de nuvem de pontos. Se o Path Tracer estiver habilitado em um projeto que contém um arquivo de nuvem de pontos, o arquivo ficará invisível.
Objetos de nuvem de pontos em uma apresentação não podem ser exportados para o Twinmotion Cloud. Se uma apresentação que contém nuvens de pontos for carregada no Twinmotion Cloud, nenhum objeto de nuvem de pontos aparecerá nela.
Objetos de nuvem de pontos não podem ser salvos na biblioteca do Twinmotion.
Importar nuvens de pontos
Aprenda a importar arquivos de nuvem de pontos no Twinmotion.
Gerenciar nuvens de pontos
Veja como gerenciar nuvens de pontos no Twinmotion.