Com a funcionalidade camadas de renderização, você pode isolar objetos específicos numa cena em camadas e, em seguida, exportar essas camadas localmente como camadas de renderização junto com a imagem renderizada final, também conhecido como “beauty pass”. Por padrão, as camadas de renderização são exportadas como máscaras de camada em preto e branco, mas você também pode exportá-las como camadas de renderização padrão que contêm um canal alfa. Você pode, então, usar suas camadas de renderização exportadas num software externo de pós-produção e composição de imagem ou vídeo para ajustar áreas específicas em cenas grandes e complexas.
Trabalhando com camadas de renderização
Para criar camadas de renderização no Twinmotion, selecione os objetos ou partes de objetos que deseja isolar e atribua IDs de camada a eles. Você pode atribuir IDs de camada a um único objeto ou a um grupo de objetos. Cada ID de camada representa uma camada de renderização, e você pode criar até cinco camadas de renderização por vez.
Ao exportar sua mídia, você seleciona as camadas de renderização que deseja exportar e o tipo de camadas de renderização que deseja exportar. Depois de exportadas, as camadas de renderização são agrupadas numa subpasta separada dentro da raiz da pasta onde você salvou a mídia. Se você exportar mais de uma mídia por vez, as camadas de renderização de cada mídia serão exportadas em subpastas separadas.
Quando você atribui IDs de camada a objetos numa cena, as IDs de camada são atribuídas globalmente. Uma camada de renderização para cada ID de camada é criada automaticamente para qualquer mídia que você criar e exportar usando a mesma cena.
Atribuindo IDs de Camada
Para atribuir IDs de camada a objetos, siga estas etapas:
Abra o painel Properties ao clicar em Properties no Rodapé.
Na Janela de Visualização ou no Scene graph, selecione os objetos ou partes de objetos que deseja atribuir a uma camada de renderização.
Se você quiser incluir um grupo de objetos numa camada de renderização, em vez de selecionar cada objeto individualmente, você pode agrupá-los num contêiner no Scene graph e atribuir um ID de camada ao contêiner. Todo o conteúdo dentro do contêiner e subcontêineres será automaticamente atribuído ao ID da camada.
No painel Properties, clique em Layer ID para expandir a seção e marcar a caixa de seleção Enable.
Selecione um dos IDs de camada.
Por padrão, o ID de camada número 1 (um) é selecionado e atribuído automaticamente aos objetos selecionados, mas é possível selecionar outro ID de camada.
Repita os passos 2 a 4 para cada camada de renderização que você deseja criar.
Exportação de camadas de renderização
As camadas de renderização são exportadas localmente ao mesmo tempo em que você exporta a mídia. Camadas de renderização para imagens podem ser exportadas no formato de arquivo PNG ou EXR. Camadas de renderização para vídeos e sequências devem ser exportadas como sequências de imagens no formato de arquivo PNG ou EXR.
Para exportar suas camadas de renderização localmente, siga estas etapas:
Abra o painel Export clicando em Export no Rodapé.
Selecione a mídia que você deseja exportar.
No painel Export, em Render layers, selecione as camadas de renderização que deseja exportar. Uma marca de seleção azul no botão da camada de renderização indica que ela está selecionada.
Por padrão, as camadas de renderização são exportadas como máscaras de camada em preto e branco. Para exportá-los como camadas de renderização padrão que contêm um canal alfa, desmarque a caixa de seleção Export as masks.
Clique no botão Start export.
Para obter instruções mais detalhadas sobre como exportar mídia localmente, consulte Exportação de mídia localmente.
Limitações
As camadas de renderização só estão disponíveis ao exportar imagens e vídeos como uma sequência de imagens
.pngou.exr.Cada camada de renderização exportada aumenta o tempo de renderização, especialmente no modo de renderização Path Tracer.
No modo de renderização Real time (Standard e Lumen), os objetos devem estar na mesma camada de renderização quando exportados para se beneficiar dos reflexos e da iluminação global dos objetos ao redor.
O formato de arquivo JPG não é adequado para exportar camadas de renderização, pois o canal alfa não pode ser incluído. Se você precisar exportar no formato de arquivo JPG, recomendamos usar a opção de máscara preto e branco (Export as masks).
A funcionalidade de camadas de renderização atualmente tem as seguintes limitações adicionais:
Objetos transparentes não se comportam corretamente como retentores.
A camada Sky não é completamente opaca.
Efeitos de neblina e clima sempre agem como elementos de retenção e não podem ser exportados como camadas específicas.