Verse é uma linguagem de programação fortemente tipada, o que significa que um tipo é atribuído a cada identificador. Por ser fortemente tipado, o código não produz resultados imprevisíveis durante o tempo de execução, pois os tipos de identificadores são conhecidos, bem como o efeito que as operações tem sobre esses tipos.
Há instâncias em que o tipo não é necessário explicitamente, como ao criar uma constante. No exemplo MyConstant := 0, o tipo para MyConstant é inferido como int, pois um valor inteiro é atribuído a ele mesmo que o tipo int não tenha sido fornecido explicitamente. Em instâncias como essa, o tipo é inferido.
Em Verse, há tipos integrados que oferecem suporte para as operações fundamentais que a maioria dos programas precisa realizar. Você pode criar seus próprios tipos combinando-os em estruturas maiores, mas é importante entender os tipos comuns como a base para o uso de variáveis e constantes no Verse.
As páginas a seguir descrevem os tipos comuns do Verse:
Lógica
O tipo "logic" representa os valores booleanos "true" e "false".
Int
O tipo Int representa valores inteiros (número não fracionário).
Float
O tipo float representa todos os valores numéricos não inteiros. Pode conter valores grandes e frações precisas.
String
O tipo string representa valores não numéricos como palavras, nomes, frases e outras coleções de caracteres.
Rational
O tipo `rational` é usado como resultado da divisão inteira.
Tipo "any"
O tipo "any" é um subtipo de todos os tipos o que indica que o comportamento definido também é definido para todos os subtipos.
Comparable
Um subtipo de "any", "comparable" adiciona o requisito de que qualquer valor desse tipo possa ser comparado com qualquer outro valor desse tipo.
Void
O tipo "void" só pode ser usado como um tipo de retorno de uma função e indica que o resultado da função não é útil.