Agora que você sabe como entrar no Verse usando o UEFN, o próximo passo é garantir que você tenha uma boa compreensão dos termos básicos de programação.
Esta aula começa com coisas realmente básicas. Mesmo que você já conheça esses termos, reserve um minuto para revê-los aqui. Às vezes, uma aula posterior refere-se a algo anterior, por isso é bom ter o contexto e a continuidade de uma aula para a seguinte.
O que é um programa
Um programa é um conjunto de instruções que diz ao computador como fazer algo. Um programa diz a um computador como receber uma entrada (entrada de informações) e retornar uma saída (saída de informações).
Verse
Verse é uma linguagem de programação elaborada para videogames e simulações. Isso a torna adequada para necessidades específicas de jogos.
O que fazem os programas Verse
Um programa Verse resolve problemas.
Mas os computadores são muito literais. Como em um contrato com um gênio da lâmpada, você recebe exatamente o que pede. Exatamente.
Erros ocorrem quando um programador supõe o que vai acontecer em vez de dar instruções precisas.
Compilação
Programas são escritos para que os humanos os entendam. Porém, esse programa deve ser traduzido para algo que o computador entenda.
Isso é feito com um compilador que converte, ou compila, o programa de uma linguagem legível por humanos em uma linguagem de máquina.
Algoritmos
Um algoritmo é um conjunto de instruções escritas para resolver um problema ou realizar uma tarefa. Pense nisso como um modelo de como o programa deve funcionar.
Hora de alimentar o gato? Esse algoritmo de alimentação de gatos pode ser:
- Pegar uma lata de ração para gatos na prateleira.
- Pegar a tigela do gato e colocá-la na mesa.
- Colocar uma colher ao lado da tigela.
- Abrir a lata de ração para gatos.
- Usar a colher para colocar a ração na tigela do gato.
- Posicionar a tigela onde o gato possa alcançá-la.
- Aguardar 12 horas e repetir o processo.
Qualquer uma dessas etapas fora da sequência pode resultar em um gato desnutrido. Em ordem, elas têm como resultado um gato satisfeito e bem-alimentado.

O gato foi alimentado!
Quando você tem um algoritmo que se repete, ele é chamado de loop.
O gato é alimentado duas vezes ao dia, todos os dias. Esse processo está em loop e continuará em execução até que algo o interrompa. Se o processo resultar em falha, o gato produzirá um relatório (um relatório verbal e bem alto).
No Modo Criativo do Fortnite, quando você cria mecânicas de jogo com dispositivos, está configurando algoritmos. Como um jogador pode atingir o objetivo do jogo? Qual dispositivo promoverá o progresso da experiência de interação? Qual dispositivo irá bloqueá-la? O que acontecerá se for usado o dispositivo errado ou a sequência de dispositivos errada?
A programação em Verse é uma ótima maneira de criar sua mecânica de jogo, convertendo algoritmos em instruções que o computador pode entender. Assim que você “aprender a letra”, a música ficará rápida e divertida, e você terá a chance de criar mecânicas que não estão disponíveis no Modo Criativo do Fortnite!
Como testar um algoritmo
Está com sede? Vamos ver como um algoritmo funciona na vida real.
- Escreva um algoritmo para preparar uma boa xícara de chá ou café.
- Siga seu algoritmo precisamente para preparar essa bebida.
- Quando o chá ficou pronto e você o experimentou, gostou do sabor?
- Se gostou, então seu algoritmo está pronto.
- Caso contrário, você precisará depurar suas etapas para descobrir qual delas foi ignorada ou executada incorretamente e, em seguida:
- Itere (repita com uma ou mais alterações de design) várias vezes até obter a xícara perfeita.

Código-fonte e código de máquina
Código-fonte, ou simplesmente código, é o programa escrito por um programador. É chamado de código-fonte porque é a versão do programa como foi escrito: é a fonte do programa. Código de máquina é o que você obtém quando um programa é compilado em algo que o computador é capaz de entender.
Código e programa são usados de forma intercambiável.
Execução
Quando um computador executa as etapas de um programa, ele roda ou executa esse programa. Quando o código não é executado conforme o esperado ou quando não é compilado, significa que ele contém erros.
Erros no código
Erros de código podem aparecer de duas maneiras:
- Erros do compilador: quando o código apresenta falha ao compilar em uma linguagem que o computador possa entender.
- Bugs: quando o código é compilado com sucesso, mas o programa não roda como esperado.
Erros do compilador
A causa mais comum de erros de compilador é a sintaxe incorreta. (Falaremos sobre bugs um pouco mais tarde.) Toda linguagem de programação segue um conjunto preciso de regras chamado de sintaxe. (Essas regras podem variar de um programa para outro, mas estas aulas se concentrarão na sintaxe do Verse.)
Sintaxe é a forma como palavras e símbolos são combinados para que o compilador possa entender e compilar as instruções do programador.
A sintaxe abrange as palavras e os símbolos que você pode usar no seu código e como eles precisam ser organizados para que o compilador possa compilar com sucesso.
Em português, sujeito (substantivo) | verbo é a sintaxe padrão, com o sujeito primeiro e o verbo depois. A frase "O gatinho dorme" segue essas regras de sintaxe. Mas se você disser "Dorme o gatinho", alguém pode se perguntar do que você está falando. Isso é ainda mais verdadeiro na programação. Você se lembra do contrato com o gênio no início desta aula?

Você se lembra do contrato com o gênio da lâmpada?
O código Verse diferencia maiúsculas e minúsculas. Ou seja, se algo deveria estar em maiúsculas e não está, ou se não deveria estar em maiúsculas, mas está, em Verse isso é tratado como um erro na sintaxe e seu código não faz a compilação. Também é importante usar espaços da maneira como são mostrados na sintaxe.
| Uma expressão com sintaxe correta | A mesma expressão com sintaxe incorreta |
|---|---|
Print("Olá, mundo!") |
Print("Olá, Mundo!" |
Há um erro de compilador no segundo exemplo, pois está faltando um ) de fechamento.
Erros na sintaxe são erros de compilador, pois impedem que o código seja compilado com sucesso.
Bugs
Bugs são o que acontece quando o programa é executado, mas faz algo estranho ou inesperado.
Enquanto a sintaxe trata de palavras e símbolos e de como eles são organizados, a semântica trata do que essas linhas de código realmente significam.
Por exemplo, em português, uma frase básica tem um sujeito e um verbo. O sujeito é quem ou o quê, e o verbo é o que o sujeito (um substantivo) está fazendo ou sendo.
Sujeito (substantivo) | verbo (a sintaxe) não comunica o significado O gatinho dorme (a semântica).
E um erro no significado do seu código pode produzir um bug.
| Uma expressão correta | A mesma expressão com um bug |
|---|---|
|
~~~(verse) Se pelo menos um rato for pego, você ganhaif (MiceCaught > 1): Print("Ganhou!") else: Print("Lose!") ~~~ |
Há um bug no segundo exemplo porque MiceCaught tem que ser maior que 1 para que a expressão Print(“Ganhou!”) seja executada.
Outra maneira de ver isso é baseada no que acontece quando o programa é executado. O resultado é o que você esperava? Ou algo deu errado?
No exemplo acima à direita, o jogador não ganha ao pegar um rato porque o código diz que você tem que pegar mais de um rato para ganhar. Se houver apenas um rato a ser capturado, nunca haverá uma condição de vitória. Portanto, embora o programa seja compilado corretamente, o resultado não será o que você (ou o jogador) deseja.
Resumo
- Um programa diz ao computador como fazer algo, determinando como ele pode inserir e exibir informações.
- Um computador é muito literal e faz exatamente o que você manda, mesmo quando você diz a coisa errada.
- Um programa deve ser compilado da linguagem humana para a linguagem do computador.
- Um algoritmo é um tipo de modelo que mostra como um programa deve funcionar.
- Código-fonte é o que os humanos podem ler e escrever. Código de máquina é o que os computadores podem entender e executar.
- Semântica é o significado do código.
- Sintaxe é o conjunto de regras para escrever código.
- Erros do compilador são erros que impedem a compilação de um programa.
- Bugs são quando o código compila com sucesso, mas o programa não roda como esperado.